SOBRE

Padre Ari Antônio da Silva nasceu em 12 de junho de 1950, na cidade de Lajeado, estado do Rio G. do Sul. Pertence ao clero da Diocese de Novo Hamburgo. Foi ordenado sacerdote em 16 de maio de 1976 na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo/RS, pelo Cardeal Arcebispo Dom Alfredo Vicente Scherer.  

imagesSO9OULQU.jpg
Pe. Ari Antônio da Silva

Formação Acadêmica

  1. Licenciatura Plena em Filosofia – FAFIMC

  2. Bacharel em Teologia – PUCRS

  3. Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional – FAFIMC

  4. Mestrado em Filosofia – PUCRS

  5. Doutorado em Filosofia – UPSA

  6. Professor na Unisinos por 18 anos

  7. Professor na FACCAT – 30 anos e continua a lecionar a disciplina de Antropologia Filosófica para diversos cursos

 

Publicações

  1. Economia a serviço do homem – Ed. Ká&Lá - 2010

  2. Economia e espiritualidade: Reformando o mundo dos negócios, em parceria com o Prof. Paulo Vieira de Castro da Universidade de Porto – Portugal – Ed. Ká&Lá - 2011.

  3. Mundo Melhor: Justiça, Solidariedade e Transcendência – Ed.Nova Harmonia - 2012.

  4. Só se ama Alguém que se conhece – Ed. Ká&Lá - 3ª ed.

  5. Evangelização Digital - A Nova decápole na era da cibernética para o anúnico do Evangelho-  Ed. Letra&Vida - 2013 (2014 - 2ª edição)

  6. Análise Crítica da crise do tecido social contemporâneo - Ed. Suliane - 2014

  7. Educação e Transcendência: por uma cultura de paz e inclusão - Ed. Nova Harmonia - 2016

  8. Co-participação no livro: Gestão Samurai – Servir para Liderar – Autor: Paulo Vieira de Castro – Universidade de Porto – Portugal 2013.

  9. Rumo ao novo milênio – Síntese das Palestras da I e II Semana Teológica – Pe. Ari Antônio da Silva (Org.) – FACCAT

  10. Sub Umbris Fideliter – Festschrift em homenagem a Frei Boaventura Kloppenburg Ofm – O desafio do Espiritismo para os Cristãos do Brasil – Dr. Pe. Ari Antônio da Silva – Pe Geraldo I.B Hackmann (Org.) – 1999 – Edipucrs

  11. Planeta Terra em Crise - Urge repensar um novo paradigma para a História - Ed. Nova Harmonia - 2017

  12. A Ética nasce quando encontro o rosto do outro - Ed. Nova Harmonia - 2018

  13. Ética, Espiritualidade e Cidadania - Ser Cristão na Cultura pós-moderna  -  Ed. Nova Harmonia - 2019

  14. Educação Financeira para Jovens e Adultos - Aprenda a desenvolver a sua inteligência financeira - coautoria com Paulo Cesar de Borba - Ed. Nova Harmonia - 2019

  15. Colunista do Gramado Site desde 2010 – área Economia e Negócios - Um site no qual o visitante encontra tudo o que busca sobre Gramado e a Região das Hortênsias, a GramadoSite.com está organizada em duas seções: Turismo e Informação. Conteúdo diário que envolve a cidade e seus diversos setores. Notícias, Estilo, Cultura, Economia e Esportes são as editorias abastecidas diariamente pela Redação da GramadoSite.com e mais de 40 colunistas da Região, além de colaboradores de Porto Alegre e São Paulo. As coberturas especiais – como a de Natal, Cinema e Inverno - são outro diferencial à parte.

  16. Colunista da Gramado Magazine – Revista Virtual – desde 2012 - A revista Gramado Magazine apresenta o estilo de vida e os assuntos que interessam aos moradores e turistas de Gramado e Região das Hortênsias, com a qualidade, a exclusividade e o espírito de autenticidade que caracterizam a seleta região.

  17. Colunista do Jornal NH - Jornal NH é um jornal brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, que circula de segunda a sábado em mais de quarenta cidades do Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Região das Hortênsias, como Novo Hamburgo, Campo Bom, São José do Hortêncio, Morro Reuter, Dois Irmãos, Sapiranga, Santo Antônio da Patrulha e Parobé. 

  18. Colunista do Jornal de Canela – desde 2006   -  Jornal de Canela.  - O maior portal de conteúdo da Região das Hortênsias - Notícias de Canela/RS & Gramado/RS em primeira mão - Últimas Notícias de política, Segurança, Educação, Economia, Esporte, Turismo, Concursos, Serra Gaucha e muito mais para você.

  19. Colaborador em Livros e Revistas em conjunto com outros autores

  20. Conferencista e Escritor

ar.png
As duas vocações do Padre Ari

 

"Nesses 43 anos de sacerdócio, o Pe. Ari já trabalhou em vários municípios que compõem a atual Diocese de Novo Hamburgo, começando por Taquara (Paróquia Senhor Bom Jesus). Depois passaria por Três Coroas, Lomba Grande (Novo Hamburgo), São Leopoldo (onde foi um dos fundadores do Seminário Betânia), novamente Taquara (Paróquia Santa Teresinha), Canela, Linha Imperial (Nova Petrópolis) e, por fim, voltou a Três Coroas, onde atua a seis anos , como vigário auxiliar.

Boa parte dessa caminhada religiosa vem sendo conciliada com a outra vocação do sacerdote: a vida acadêmica. As primeiras experiências na docência surgiram ainda nos tempos de seminário quando lecionou Ensino Religioso no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. Em 1986 começou a lecionar na UNISINOS e na FACCAT.

Na FACCAT, o Pe. Ari é o docente ativo que está há mais tempo na casa, com 33 anos de vínculo. Entre as disciplinas que ministrou na FACCAT, constam História do Pensamento Humano, Ética, Antropologia Cultural e Antropologia Filosófica. Esta última sob sua responsabilidade até hoje e área na qual concluiu mestrado na PUCRS e doutorado na Espanha, em 1997.

Texto original publicado pela Revista HORIZONTES da FACCAT - Novembro 2017 - p.20

Pe. Ari Antônio da Silva